Expedição ao Arquipélago de Abrolhos

A Marinha através do comandante do 2º distrito Naval, Vice-Almirante Almir Garnier em audiência (28 de Junho), em Salvador, autorizou para que uma equipe de Radioamadores, coordenado por Roberto Tourinho – Beto PY6RT, possa realizar uma expedição ao Arquipelado de Abrolhos, ao sul do estado da Bahia para ativar a estação rádio Farol da Ilha.

A expedição esta marcada para o mês de novembro do ano em curso, em data ainda a ser escolhida pela equipe de radioamadores que está sendo formada para a viagem a bordo de navios da Marinha. Beto Tourinho, que foi o autor da informação disse que nos proximos dias dará maiores detalhes para a expedição.

O Arquipelago de Abrólios e um berçário das baleias Jubarte, refúgio de aves e tartarugas marinhas, maior banco de corais do Atlântico Sul, o Parque Nacional de Abrolhos é o paraíso marinho que inspirou o naturalista Charles Darwin em seus estudos sobre a seleção natural.

O nome “Abrolhos” vem da expressão “quando te aproximares de terra, abre os olhos”, uma referência aos recifes de corais que representavam um perigo para as embarcações portuguesas do séc. XVI. Hoje, o banco é considerado um dos melhores pontos de mergulho do mundo, com visibilidade de 20 metros de profundidade. Os chamados Chapeirões, corais em forma de cogumelo, chegam a 20 metros de altura.

Mário Silva, PY6MD, com informações de Beto Tourinho.

Labre

Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão

Deixe uma resposta