DICAS PARA OPERAR O REPETIDOR DA ISS


Antena do repetidor cross-band instalada na Estação Espacial Internacional (ISS)
Uplink: 145.990 MHz subton CTCSS 67 Hz – Downlink 437.800 MHz

 

Com o inicio da operação do repetidor da ISS, uma operação acessível a muitos Radioamadores, diversos colegas tem encontrado dificuldades em serem ouvidos e perdem o interesse em novas tentativas. Um dos maiores problemas é a sobremodulação de estações mais preparadas para operação e que estão constantemente nas passagens, trocando mensagens coloquiais entre si. Tal situação fere a ética operacional por completo que temos em nosso hobby. Surgiu no grupo de amigos radioamadores que faço parte no WhatsApp a elaboração de dicas de boa conduta, texto que reproduzo abaixo, elaborado e enviado por um membro do grupo. Está aberto para contribuições e espero que se inicie um bom debate. Segue texto.

DICAS DE BOA CONDUTA AO TRABALHAR REPETIDORAS EM SATÉLITES FM

O mais importante é saber que a passagem do satélite é rápida e muita gente quer participar. Portanto, seguem algumas dicas:

1. OUÇA várias passagens do satélite antes de tentar transmitir. Aprenda a configurar e manusear adequadamente as funções de seu rádio (memorização de frequências, ajuste via dial, subtom, etc). As coisas no satélite acontecem muito rápido!

2. Faça QSOs rápidos, sem bate papo. Prefira o estilo pile-up, falando apenas seu indicativo e aguardando. Quem lhe ouvir logo lhe chamará. Não chame “CQ Satélite”, “CQ ISS”, “Boa noite de PY tal”.

3. Fale somente ao fim de outro QSO. Não interrompa e nem module junto com outras pessoas.

4. Quando tiver oportunidade, informe apenas seu indicativo e aguarde ser contestado.

5. Ao contestar outra estação, seja objetivo: Indicativo sendo contestado, seu indicativo, RST e seu grid Locator.

Exemplo:
Estação 1 – “PR7AA QRV”
Estação 2 – “PR7AA de PY2AA 59 GG66”
Estação 1 – “PY2AA de PR7AA 59 HI22 59 QSL”
Fim do contato

Lembre-se:
Seja breve, assim todos podem usar o sistema!

Publicado no Facebook por PY2XZ, elaborado por PU2XGK e levemente formatado/adaptado por PR7GA