Vem aí o JOTA 2020

 

Radioescotismo

Atividade de comunicação via rádio praticada por radioamadores que fazem parte do movimento escoteiro cujo objetivo principal é proporcionar a intercomunicação entre os jovens, incentivando-os às praticas científicas e estudos técnicos bem como no auxílio às situações de emergência como acidentes e catástrofes naturais. Dentre várias atividades, destaca-se o JOTA “Jamboree-on-The-Air”, evento anual criado em 1957, e realizado  pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro que promove a comunicação via radioamador entre escoteiros do mundo inteiro no terceiro final de semana do mês de outubro, oportunidade que os escoteiros têm para se comunicar e trocar experiências com outros grupos. Em 1996, surgiu o JOTI – Jamboree On The Internet (jamboree na Internet), com o mesmo propósito de construir a paz e a fraternidade, mas através da Internet. Ambos os eventos tem lugar todos os anos no mesmo período, ou seja, no terceiro fim-de-semana de Outubro.

O objetivo do JOTA-JOTI é dar a chance para que escoteiros de todo o mundo possam se comunicar uns com os outros, por meio  e estação de radioamador e da internet, proporcionando uma experiência escoteira divertida e educativa, além de promover o sentimento de pertencer a um movimento mundial.

As atividades do JOTA-JOTI ocorrem simultaneamente em todo o mundo a cada ano, sempre na terceira semana de outubro. O  programa para o JOTA-JOTI consiste tanto de atividades desenvolvidas em nível mundial, quanto aquelas promovidas em nível  nacional e local, coordenadas por equipes do JOTA e do JOTI. Uma grande experiência!

Se você, colega radioamador, for procurado por escoteiros, ajude-os a realizarem seus contatos. O radioamadorismo e o radioescotismo sempre tiveram uma parceria saudável!

Vejam mais detalhes clicando nos links abaixo:

JOTA_boletim_1

JOTA_boletim_2

 

Deixe uma resposta