O QUE É BEACON DE RADIOAMADOR ?

Um  Beacon de Radioamador é um farol de propagação de rádio, como o próprio nome define, cuja finalidade é a investigação da propagação de sinais de rádio. As Balizas (Beacon: do Inglês) de propagação de rádio são utilizadas em frequências de Radioamador.

Eles podem ser encontrados em HF, VHF, UHF e em frequências de microondas. As Balizas de microondas também servem como fonte de sinal para testar e calibrar antenas e receptores.

A maioria dos Beacons operão em onda contínua (A1A) e transmitem a sua identificação com o indicativo de chamada e localização. Alguns enviam traços longos para facilitar a medição da força do sinal e calibração de um receptor. O modo mais utilizado para transmitir  as informações de um Beacon é em CW, são raros os  que transmitem sinais em modo de modulação digital, como por exemplo o radioteletipo (F1B) e PSK31 (G1B).

Geralmente o prefixo de um Beacon de um Radioamador ou de uma Associação vem acompanhado de uma “barra” ( / ) e da letra “B” (de Beacon),  por exemplo: PS8BBC/B. Não diferente das balizas que são transmitidas em CW ou modo digital, os sinais transmitido em fonia ou em CW no espectro de VHF ou UHF  para a identificação de um repetidor de Radioamador também é  considerado como Beacon.

Podemos comparar um Beacon de rádio com um farol de luz que serve para balizar o navegador de uma embarcação. Ambos tem a mesma função de orientar, porém finalidades diferentes. Através do Beacon de Propagação,  após identificá-lo, o Radioamador é capaz de  saber para qual região do planeta a propagação está favorável. No Brasil, qualquer Radioamador que tenha interesse em montar um Beacon ( emissão de sinais piloto – confome conceito da ANATEL ) para o estudo da propagação e aferição de equipamentos, deve observar a Resolução N.º 449, de 17 de Novembro de 2006 e o ANEXO à Resolução N° 452, de  11 de Dezembro de 2006 da Agência Nacional de Telecomunicações.

Se em sua cidade já existe um Beacon em determinada banda, faça a opção de montar o seu em outra banda. Dois Beacons em um mesmo local e no mesmo espectro de frequência é extremamente desnecessário e não é visto com bons olhos pela comunidade internacional de Radioamadores.

Muitos Radioamadores e SWLs passam boa parte do tempo à procura dos Beacons. É fascinante ouvir um sinal que por vezes é quase não identificável, quanto mais débil o sinal, mais emocionante, principalmente nas bandas de 10 e 6 m. O Beacon pode ajudar também os Radioamadores na sua busca por uma rara figurinha do DX. Tente escutá-los, é uma boa chance para treinar e “desenferrujar” os ouvidos. Não deixe de informá-los nos clusters de DX, poís a sua informação será muito valiosa para outros Dxers

Fonte: https://radioescutagoias.wordpress.com/2012/06/25/o-que-e-beacon-de-radioamador/

Deixe uma resposta