SOTA – O que é isso?

SOTA é uma atividade que une montanhismo e radioamadorismo e incentiva a operação de estações portáteis de rádio no alto de morrosserras e montanhas.

Summits on the Air significa “Cumes (ou Picos) no Ar” e junta dois hobbies praticados por várias pessoas ao redor do globo, integrando tecnologias de comunicação via rádio e o contato com a natureza.

Os participantes podem ser subdivididos em:

Ativadores
Os ativadores são aqueles que sobem as montanhas e operam suas estações de rádio lá de cima.

Caçadores
Os caçadores ficam no aconchego de seus shacks e procuram fazer contatos via rádio com os ativadores.

SWL
Os radioescutas tentam captar com seus rádios os contatos efetuados entre ativadores e caçadores.

Montanhistas
Os montanhistas ajudam os ativadores de diversas maneiras na execução de suas expedições.

Equipamentos de Rádio Antenas, cabos, rádios etc.

Muitas pessoas perguntam qual seria o melhor rádio para o SOTA. E a resposta é muito simples: é aquele que você já tem que funciona com uma bateria e que você não se importa em carregar numa mochila!

Já teve que gente que ativou picos SOTA usando um rádio militar PRC320 e um conjunto de mastros e dipolos. Isso é praticamente como transportar um outro ser humano nas costas para o alto do morro. 🙂

Se você não está caminhando para muito longe, o peso nem sempre é um problema, mas à medida que você tenta montanhas mais desafiadoras, todo grama a mais começa a contar e vai pesar uma tonelada lá em cima.

A primeira coisa óbvia ao escolher o seu rádio é qual o modo que você deseja operar. A voz HF tende a exigir rádios maiores e mais pesados que a CW. A voz pode exigir um pouco mais de energia e isso requer baterias maiores e mais pesadas.

Fonte: http://www.sota.qsl.br/