Caça à Raposa

Caros Radioamadores,

A LABRE-BA num esforço de confraternizar com nossos associados e radioamadores de todo o estado, neste momento tão delicado que vivemos com a pandemia, apresentar o EVENTO CAÇA A RAPOSA que realizaremos no próximo mês, tomando todos os cuidados indicados pela OMS e órgãos governamentais.

A CAÇA À RAPOSA é um evento onde radioamadores munidos de equipamentos portáteis, saem em busca de uma fonte emissora de sinais (a Raposa) devidamente escondida e tendo a frequência de emissão previamente divulgada pelos organizadores, no nosso caso, a LABRE-BA.

A CAÇA À RAPOSA é um evento onde são exigidas habilidades técnicas de rádio localização, muito úteis quando se precisam localizar interferências, maliciosas ou não, em frequências de repetidoras ou até mesmo próximas às residências de radioamadores. Cabe ressaltar que existem inúmeros tipos de interferência tais como fontes de alimentação, lâmpadas de LED, painéis fotovoltaicos, elevadores, transformadores da rede elétrica, câmeras de segurança e diversos outros equipamentos geradores de RF, não sendo restrito apenas às transmissões de rádios legalizados ou não e que podem ser localizadas utilizando a técnica da CAÇA À RAPOSA.

Da mesma forma, esse treinamento é extremamente útil e necessário nas buscas e salvamento de pessoas, em eventos como catástrofes ou acidentes, sendo de grande ajuda para a Defesa Civil e entidades especializadas em Busca e Salvamento.

Portanto, muito mais do que um jogo, uma brincadeira onde várias pessoas saem com equipamentos e antenas estranhos e até engraçados à procura de uma fonte de sinal, a CAÇA À RAPOSA é de utilidade pública, uma oportunidade de treinamento e aplicação de técnicas, construção de antenas e equipamentos para aprimoramento pessoal, trabalho em equipe e excelente diversão.

Regulamento

  1. DATA
    • O evento ocorrerá em data a ser divulgada
    • Chegada: a partir das 13:30h
    • Largada às 14:00h
    • Término às 17:00h
    • Local: Sede da LABRE-BA
    • Link para Inscrição: link
  1. DESCRIÇÃO DO EVENTO

2.1 A Caça à Raposa no radioamadorismo, é uma competição saudável, que consiste em encontrar uma estação denominada “raposa” que vai transmitir sinais numa frequência pré-estabelecida, visando aprimorar os conhecimentos técnicos e o trabalho em equipe dos participantes, em VHF.

2.2 A “raposa” irá transmitir com média e baixa potência, com emissor de tom DTMF contínuo ou mesmo uma portadora sem áudio, em intervalos de tempo pré-determinado.

2.3 Os participantes deverão localizar e encontrar a estação dentro do prazo de 3 horas (das 09:00h às 12:00h) e para tal, deverão deslocar-se através dos locais pré-definidos.

2.4 Será permitido o uso de antenas e equipamentos de qualquer tipo bem como qualquer técnica de localização de sinais de radiofrequência.

  1. OS PARTICIPANTES

3.1 Poderá participar qualquer Radioamador devidamente habilitado, em equipes de no máximo 3 “Caçadores”, de qualquer classe.

3.2 Será permitido a simpatizantes participarem como apoio em uma equipe, desde que não operem o equipamento transceptor e não realizem o papel de “Caçador”.

3.3 Cada equipe deverá registrar-se com um nome que a identifique (Ex: Equipe Válvula, Equipe Canoa, Equipe Portadora, etc). O nome da equipe é de livre escolha dos “caçadores”.

3.4 Os membros da equipe poderão manter conversação entre si em uma frequência simplex, exclusiva por equipe, definida pela organização no ato da inscrição.

  1. PREPARATIVOS PARA A CAÇADA

4.1. As equipes deverão estar presentes no local do evento pelo menos 1h antes do sinal da raposa começar a ser transmitido.

  1. A LARGADA

5.1 Todas as equipes deverão estar reunidas no local da largada, (Sede da LABRE-BA) no horário combinado, onde será lacrado e rubricado pelos presentes um envelope contendo o mapa da localização da raposa e as senhas de acordo com a ordem classificação final.

5.2 Após o envelope ser lacrado e rubricado, será entregue a cada equipe um folheto com as seguintes instruções: QRG de transmissão da “raposa” e uma SENHA e uma CONTRA-SENHA de abordagem.

  1. A “RAPOSA”

6.1 A “Raposa” estará num veículo (moto, carro, bicicleta, etc.) que estará estacionado em local público com uma antena vertical de 1/4 de onda para VHF, de forma visível.

6.2 Serão utilizadas as seguintes potências: 10 Watts nos primeiros 20 minutos e 5 Watts após os 20 minutos iniciais.

6.3 As transmissões da “Raposa” terão duração de 30 segundos com intervalos de 01 a 02 minutos e consistirá de um tom contínuo nos primeiros 10 segundos, mais 10 segundos de portadora sem modulação e mais 10 últimos segundos de tom contínuo.

6.4 Nos 30 minutos finais, caso ainda não tenha sido localizada por todas as equipes, a coordenação transmitirá dicas de sua localização.

  1. TOCA DA RAPOSA

7.1 Uma vez iniciada a Caça à Raposa, esta permanecerá no mesmo local, utilizando o mesmo conjunto: rádio/antena, e trabalhando na frequência e potência conforme descrito acima.

7.2 A área da Toca da Raposa estará compreendida entre o CAB e a orla, altura do Circo Picolino. 

  1. SENHA e CONTRA-SENHA:

8.1 Se acharem algo suspeito como um carro com antena, uma pessoa com HT, algumas precauções deverão ser tomadas ao abordar as mesmas, pois pode haver represálias, por isso, deverão chegar no mínimo a 3 metros de distância e revelar a senha que somente a raposa saberá reconhecer e dirá a contra-senha.

8.2 A medida que forem chegando os “caçadores” ao local, a “raposa” anotará o nome da equipe, mas não informará a sua ordem de chegada, para que se crie expectativas. Será entregue ao CAÇADOR que encontrar a “raposa”, uma PALAVRA SECRETA de acordo com sua ordem de chegada e o CAÇADOR e sua Equipe deverão voltar imediatamente ao ponto de partida (Sede da Labre-BA). A PALAVRA SECRETA poderá ser nomes de componentes, por exemplo: Condensador, Válvula, Resistor, Transistor, etc. Somente a “raposa” e a organização, saberão quem foi o primeiro colocado.

Resumindo: Chegou, informou a senha, recebeu a confirmação com a contra-senha, anota-se o nome da equipe, entrega-se a Palavra Secreta e manda o “caçador” ir para o local da confraternização.

8.3 A equipe ou “caçador” que encontrar a “raposa”, DEVERÁ FICAR incomunicável até a chegada de pelo menos mais duas equipes, sob pena de ser desclassificada.

8.4 Ficará com a equipe organizadora, lacrado e rubricado pelos “caçadores”, um envelope tendo no seu interior o mapa com a localização da raposa e as palavras secretas da classificação. Esse envelope será aberto no final, mostrando aos colegas a lisura da competição.

  1. ENCERRAMENTO:

9.1. Será encerrada a caçada a raposa às 17:00h quando todos os participantes deverão se dirigir ao local de partida (Sede da Labre-BA).

  1. INSCRIÇÃO

10.1 O registro das equipes deverá ser realizado em formulário próprio no site da Labre até um dia antes da data do evento. Link para inscrição.

10.2 Será cobrado uma taxa simbólica por equipe para custear a confecção das camisas alusiva ao evento e as despesas com os prêmios que serão entregues ao final da “caçada”.

10.3 Os participantes deverão estar usando a Camisa Oficial do evento que só serão entregues 30 minutos antes do início do evento.

10.4 O valor da taxa de inscrição para Labreanos terá um desconto de 20%.

  1. DAS PENALIDADES

11.1. Serão desclassificados da competição todos aqueles que:

  1. Operarem na frequência da raposa;
  2. Operarem na frequência simplex de outra equipe;
  3. Receberem qualquer tipo de apoio externo;
  4. Após localizarem a Raposa informarem ou mesmo sugerirem aos outros participantes a localização da mesma;
  5. Atrapalhar a comunicação de outra equipe com a organização;
  6. Infringirem a legislação pertinente ao serviço de radioamador. 

11.2 CASOS OMISSOS

Quaisquer dúvidas ou reclamações serão resolvidas pela organização, mediante manifestação pôr escrito a ser entregue até 1 hora após o término do evento. 

  1. VENCEDORES

12.1 A equipe vencedora será anunciada após o término da caçada.

12.2 O envelope lacrado pelos participantes, antes da caçada, será aberto ao final e anunciado as PALAVRAS SECRETAS de acordo com a ordem de chegada das equipes.

  1. PREMIAÇÃO

13.1. Serão premiados com medalhas, os três primeiros colocados e com diploma de participação, todos os participantes. A Equipe 1º Colocada será premiada com um brinde surpresa.

Para a melhor classificação entre as equipes compostas por Labreanos será doado um HT.

A entrega de premiações e os possíveis sorteios de produtos e brindes serão entregues logo após o término da caçada, na sede da LABRE-BA ou no endereço do participante.

Desejamos boa sorte a todos os participantes. Façam suas inscrições

Atenciosamente,

 

Marcone dos Reis Cerqueira – PY6MV

Presidente Labre-Ba

 

 

Para download deste regulamento em formato PDF, clique aqui

Para fazer a inscrição de sua equipem clique aqui

Deixe uma resposta