Dia do radioamador é comemorado em Feira de Santana

Dia do radioamador-fs

O Dia Nacional do Radioamador que é 5 de novembro, foi comemorado na manhã deste domingo(10), em Feira de Santana com a 11ª Demonstração Pública de Radioamadorismo. O evento foi realizado no espaço Marcus Moraes na avenida Getúlio Vargas e contou com a participação de dezenas de pessoas.

Radioamadores de Feira de Santana, Salvador, Camaçari, Conceição do Coité e outras cidades tiveram a oportunidade de congratular-se. O Exército, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal apoiaram o evento.

O chefe de gabinete do prefeito José Ronaldo de Carvalho, Paulo Aquino, o arcebispo Dom Itamar Vian, os secretários Jailton Batista de Cultura, Esporte e Lazer, Roberto Tourinho do Meio Ambiente e o da Prevenção a Violência Mauro Moraes e o deputado estadual Carlos Geilson se fizeram presentes.

Dia do radioamador-fs2

Primeira mulher a operar um rádio transceptor em Feira de Santana no final da década de 50, Hildete Galeão, foi prestigiar o evento. ” Eu estou aqui para matar a saudade. Por muito tempo fui radioamadora e pude prestar serviços a comunidade”, afirmou. Ela disse que o primeiro concurso para radioamador na cidade foi em 1956, quando ela tinha 17 anos.

Naquela época, explica Hildete, o radioamador era muito procurado para fazer contatos nacionais e internacionais. Segundo ela, até a compra de remédios era feita através do rádio. Em outros momentos a estação de um radioamador poderia ser usada para contatos com navios que pediam ajuda.

Ela lamenta que com o golpe militar de 31 de março, a estação foi fechada. ” Quem era radioamador não podia falar. A estação foi lacrada dentro de casa. A situação foi pior porque a família de Hildete era de esquerda e sofreu perseguições do período da repressão.

Novas habilitações

Dia do radioamador-fs-etevaldo

O presidente da Labre-Ba (Liga Brasileira de Radioamadores), Etevaldo Pereira esteve na demonstração de radioamadorismo e trouxe uma notícia interessante. Segundo ele, o avanço tecnológico dos celulares,tablets e outros dispositivos não está diminuindo o interesse das pessoas pelas atividades radioamadorísticas. ” Só este ano já ingressaram nessa atividade 30 radioamadores. Estamos fazendo uma prova no dia 30 de novembro e são 40 novos candidatos”, disse.

Dia do radioamador-fs3

O radioamador Antonio Magalhães, um dos organizadores do evento estava satisfeito com a participação dos colegas dele na demonstração pública. Ele destacou a importância do serviço que pode ser usado a qualquer momento, principalmente em casos de catástrofes quando os demais serviços de comunicação tiverem algum tipo de impedimento. ” Com um rádio, uma antena e uma bateria de carro podemos falar de qualquer lugar para o mundo. Os demais serviços não tem essa facilidade”, explica.

 Ney Silva

Labre

Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão

Um comentário em “Dia do radioamador é comemorado em Feira de Santana

  • 30 de março de 2016 em 0:22
    Permalink

    vendo um radio amador delta cara preta.com a fonte.em teresados ligar 75981251761.

Deixe uma resposta