IARU apoia programa da UIT sobre infraestrutura crítica

ITU-SSDMO presidente da União Internacional de Radioamadorismo (IARU, International Amateur Radio Union), Tim Ellam (VE6SH/G4HUA), tornou-se em dezembro deste ano membro fundador do Conselho Consultivo do Programa para o Desenvolvimento Sustentável e Inteligente, desenvolvido pela União Internacional de Telecomunicações (UIT).

O programa (também identificado pela sigla SSDM, Smart Sustainable Development Model) tem como objetivo estimular o desenvolvimento da infraestrutura crítica de telecomunicações, mantendo as redes de comunicações resilientes para prover rápida assistência às populações afetadas por desastres naturais e assim salvar vidas. O programa também busca integrar a infraestrutura com ações de desenvolvimento sustentável local.

A reunião extraordinária do conselho ocorreu dia 06 de dezembro de 2014 em Doha, Qatar, junto ao ITU Telecom World 2014. O relatório final da SSDM foi apresentado no evento, onde foi defendido o papel
estratégico das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação).

O programa atinge metas de ICT4D (TICs para desenvolvimento socioeconômico) e ICT4DM (TICs para gerenciamento de desastres), buscando o fluxo planejado e constante de informações vitais para agências governamentais e outros atores humanitários envolvidos em operações de resgate e assistência.

O SSDM também considera as TICs como parte da rede para predição, detecção e alerta dos desastres. Com o apoio das telecomunicações amplia-se a eficiência na redução dos riscos relacionados a catástrofes naturais e mudanças climáticas.

Apesar de muitos esforços terem sido feitos neste campo, muito mais há para realizado cujos resultados poderão ter grande impacto social.

O Serviço de Radioamador é parte operacional e integrante do SSDM. Para maiores informações visite:
http://www.itu.int/en/ITU-D/Initiatives/SSDM/Pages/default.aspx

Labre

Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão

Deixe uma resposta