• Home
  • Eventos
  • Grande encontro de Radioamadores em Conceição do Coité

Grande encontro de Radioamadores em Conceição do Coité

Em parceria entre a LABRE-BA (Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão), a ARCCO – Associação de Radioamadores de Conceição do Coité acontecerá entre os dias 13 e 14 de dezembro um grande encontro de Radioamadores, no Clube Castro Alves, onde acontecerá também, uma ‘eletroca’, rádios transceptores que serão expostos para a venda. A abertura do evento está programada para às 10h do dia 13, com a participação do presidente da LABRE-BA, Etevaldo Pereira – PY6 EP e demais autoridades convidadas.

Nestes dois dias de evento, a sede da Labre-Ba será transferida para Conceição do Coité, onde no domingo (14) acontece a leitura do QTC semanal (informativo falado da entidade). O presidente da Labre, Etevaldo Pereira disse que é de grande importância à presença das autoridades da cidade, para a palestra informativa sobre o radioamadorismo.

Provas para ingresso ao Radioamadorismo.

Grupo radioamadores

Mais de 40 radioamadores compareceram no último sábado, dia 29 de novembro na cidade de Cristinápolis – Sergipe, dentre os quais 30 realizaram exames da ANATEL, para as classes, C, B e promoção para a classe A.

O presidente da LABRE- Bahia PY6 EP e Mário Silva PY6 MD – presidente da ARCCO (Radioamadores de Coité) marcaram presença para incentivar os novos radiamadores. A bancada foi organizada pelo PY6 KM e Cléber PY6 CMA. Ao final foi sorteada uma antena (20 e 40) metros, doada pelo PY6 ZK, cujo vencedor foi o radioamador Pinheiro.

Etevaldo-Pereira

Presidente da LABRE Etevaldo Pereira, parabenizando o ganhador do prêmio.

O prefeito Municipal de Coité, Francisco de Assis, disponibilizou um Veículo (Ducato) para o transporte da delegação de radioamadores coiteenses até aquela cidade.

De acordo com Mário Silva, radioamadorismo, muitas vezes chamado de radioamador, é tanto um passatempo e um serviço no qual os participantes, usam as comunicações o uso de vários tipos de rádio de equipamentos de comunicação para se comunicar com outros radioamadores de serviços públicos, lazer e auto-formação.  “O termo “amador “é usado para diferenciá-lo de rádios comerciais e profissionais da locução, como os serviços de rádio. Operação de rádio amador é licenciado por uma entidade governamental apropriada a ANATEL (Agencia Nacional das Telecomunicações) e a LABRE (Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão)” explicou Silva.

Ainda segundo o presidente, Coité é a terceira cidade da Bahia com maior numero de radioamadores, e, hoje já conta com uma entidade registrada a ARCCO, e possui sede própria, localizada na Rua José Ramos Guimarães, 122, Bairro Gravatá.

Redação CN * informações Mário Silva